data-filename="retriever" style="width: 50%; float: right;">
Os Festejos Farroupilhas deste ano vão homenagear e comemorar o bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi, uma das personalidades femininas mais cultuadas do Sul do Brasil. "Caminhos de Anita" pretende retratar a heroína conhecida por sua participação e envolvimento direto na Revolta Farroupilha.
Produtor cultural cria plataforma com dicas para alavancar carreiras artísticas
O tema dos festejos é uma homenagem aos caminhos percorridos por Anita, inserida no contexto da revolta mais longa revolução do Brasil, que durou quase dez anos. Anita, ao lado de Giuseppe Garibaldi (1807-1882), ela lutou pelo Rio Grande do Sul contra o Império Brasileiro. Um decreto estadual instituiu o Ano de Anita no Rio Grande do Sul.
PROGRAMAÇÃO HÍBRIDA
Em razão da pandemia e obedecendo aos protocolos de distanciamento social, a programação terá presença de público, mas também será transmitida pelas redes sociais. A programação também será divulgada nas redes sociais da Sedac.
- Todas essas celebrações unificadas, como o Centenário do Palácio Piratini, o Bicentenário de Anita Garibaldi, o Cinquentenário do Dia da Consciência Negra, o Cinquentenário do Movimento Nativista, resgatam o nosso sentimento de pertencimento - ressalta César de Oliveira.
IDENTIDADE VISUAL
O artista plástico, Mauro Vila Real, responsável pela identidade visual "Caminhos de Anita" disse que depois de ter um trabalho consolidado no Centro do país e no exterior, é uma honra poder produzir no seu Estado.
- É uma felicidade muito grande fazer a identidade dos festejos usando essa figura feminina emblemática e simbólica que é Anita Garibaldi, e é fundamental que a gente, nesses tempos estranhos e complicados, consiga jogar luz nessas figuras que realmente foram o grande diferencial na construção da identidade histórica e cultural do nosso Estado - avalia M
PROGRAMAÇÃO
Os Festejos Farroupilhas englobam a totalidade de ações comemorativas ao Dia do Gaúcho, com as restrições impostas pelos protocolos de distanciamento social. No dia 14 de setembro, o governador Eduardo Leite (PSDB) abrirá a Semana Farroupilha ao receber a Chama Crioula, no Palácio Piratini, e acender o candeeiro, iniciando oficialmente os Festejos que vão de 14 a 20 de setembro. Nesse período acontecerão apresentações online, desfiles com um número reduzido de cavalarianos e diversas ações culturais, como o Concurso Literário Festejos Farroupilhas 2021 - Caminhos de Anita.